Imagem com um leão, referente à declaração de imposto de renda

Atente-se aos prazos e documentos necessários para evitar imprevistos

Formado por profissionais que atuam há 45 anos na área de assessoria especializada aos profissionais de saúde, o Grupo Asse conta com clientes que atual tanto na modalidade de pessoa jurídica, quanto física.

Por este motivo, estamos sempre atualizados sobre as mudanças nas leis que envolvem o informe de impostos.

O Imposto de Renda da Pessoa Física, por exemplo, é um imposto que incide sobre a renda e os proventos de contribuintes residentes no país ou residentes no exterior que recebam rendimentos de fontes no Brasil e conta com pequenas alterações anuais, portanto é preciso estar em constante atualização sobre o que muda ou não.

Este ano o prazo da entrega anual da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020) será de 1º de março a 30 de abril, e os profissionais do Grupo Asse já deram início às orientações aos clientes para a separação de documentos necessários para a entrega do imposto, com o intuito de evitar imprevistos.

Documentos para a declaração de imposto de renda 2021

Contribuintes do imposto de renda já podem iniciar a preparação dos documentos e informações para entrega de sua declaração, evitando imprevistos de última hora.

Para a declaração de imposto de renda 2020/21 serão necessários os seguintes documentos:

Informações pessoais
Declaração do ano anterior (impressa ou arquivo), dados da conta bancária, endereço atualizado e CPF do cônjuge (mesmo declarando em separado e dos dependentes).  Dependentes com rendimentos, só é interessante se suas despesas forem superiores.

Rendimentos
Informes de rendimentos fontes pagadoras, recibos dados a paciente particular, resumo mensal do livro caixa, DARFs de carnê-leão, resgates da previdência complementar, corretora de valores, instituições financeiras, salários, pró-labore, lucros, aposentadoria, pensão, aluguéis recebidos de PF e PJ, pensão alimentícia, doações, heranças, etc.  A RFB faz cruzamentos através da DIRF, DIMOB, DMED,  podendo também se utilizar da DIMOF, DOI e DECRED.  Algumas indenizações são isentas, não tributáveis e outras. Neste caso, é necessário consultar um profissional e analisar qual a melhor alternativa.

Pagamentos e doações
Informes de plano ou seguro-saúde, despesas médicas, odontológicas e outras da saúde, instrução, previdência complementar, doações efetuadas, incentivos IR do Bem, aluguel pago, pensão alimentícia só com decisão judicial, etc.

Bens e direitos
Documentos de compra e venda de bens e direitos, extrato anual de saldos bancários, aplicações financeiras em geral.  No caso de veículos, informar número do RENAVAN.  Imóveis, continua não sendo obrigatório constar área do imóvel, RGI e IPTU.

Dívidas e ônus
Informações e documentos de dívidas e ônus contraídos e/ou pagos no ano.  Saldo negativo no banco e financeira, empréstimos em geral, etc.

Renda variável
Controle de compra e venda de ações, com ou sem apuração mensal de IR, comuns, day-trade e fundos investimentos imobiliários.

Esses são alguns dos documentos iniciais que serão necessários, mas é de extrema importância manter-se atualizado com as mudanças da Receita Federal para a declaração do imposto de renda.

Assessoria especializada em profissionais da saúde

Contar com uma assessoria especializada no seu negócio pode ser um grande diferencial e facilitador não só na hora de declarar impostos, mas também durante o ano todo, evitando problemas com as leis e com o cumprimento de outras obrigações fiscais, contábeis e tributárias.

Assim como o cuidado e prevenção são importantes para nossa saúde, uma empresa especializada no planejamento para profissionais da área da saúde faz toda a diferença para garantir a organização e legalidade de empresas médicas e consultórios.

Há 45 anos o Grupo Asse é especializado na contabilidade de profissionais da área da saúde, tanto como pessoa física, quanto como pessoa jurídica, cuidando da contabilidade de clínicas, hospitais e consultórios, utilizando amplamente os melhores recursos oferecidos pela tecnologia.

Dentro da assessoria para médicos e profissionais da área da saúde que o Grupo Asse oferece, temos:

  • Assessoria contábil e fiscal;
  • Assessoria administrativa e tributária;
  • Legalizações;
  • Auditoria interna;
  • Suporte fiscal.

Nossa assessoria é especializada em quem cuida de nós, fale conosco e descubra como podemos ajudar você, profissional da saúde, a estar em dia com suas obrigações!

Menu