Como sabemos, as pessoas têm o hábito de procurar nos sites de busca por nomes de doenças e tratamentos disponíveis. Porém, antes de a sua clínica se fazer presente na Internet ou fora dela, há ações pretendidas que são e não são aprovadas pelo código de ética do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Esteja atento às normas do código de ética e divulgue sua clínica médica respeitando os colegas de profissão e a sociedade como um todo. Confira algumas das principais normas do código:
🚫 AÇÕES PROIBIDAS:
– Consultas online;
– Divulgar tratamentos de pacientes;
– Anunciar promoções e preços de consultas;
– Distribuição externa de panfletos;
– Anunciar aparelhagem como forma de mostrar capacidade superior;
– Exibir foto de pacientes: mesmo com consentimento de seu paciente, isto é uma prática totalmente contra o regulamento médico
– Anunciar uma especialidade que você não possui: além de antiético é proibido pelo Conselho Federal de Medicina.
✔️AÇÕES RECOMENDADAS:
– Tenha seu próprio Site, onde possa descrever todos os serviços oferecidos. Manter a página sempre atualizada e colocar matérias e estudos sobre a sua especialidade com fim científico;
– Cadastrar sua clínica/consultório em portais e listagens de serviços de saúde;
– Estar presente nas redes sociais não é mais uma opção e sim uma real NECESSIDADE. Uma das maneiras mais fáceis e eficazes de estar mais perto dos seus pacientes é a criar uma página no Facebook e Instagram;
– Manter a imagem da empresa através de uma boa comunicação e bom relacionamento com seus pacientes.
– Possuir sua logomarca, que de preferência deve estar registrada no INPI. A clínica ou consultório deve possuir uma marca forte e moderna, que passe segurança a seu público e seja facilmente lembrada por ele;
– Cadastrar os e-mails de seus pacientes e enviar a eles newsletters informativos, com notícias e artigos sobre saúde e felicitações de aniversário, por exemplo.
Apesar de consumir um tempo e demandar investimentos, a divulgação da sua clínica a novos pacientes e um bom relacionamento com aqueles já existentes é que farão com que eles lembrem de você e seus serviços sempre que precisarem. Deve-se sempre lembrar “nunca esqueça de um paciente, para que ele nunca se esqueça de você”.