Materiais médicos e tecnológicos representando a telemedicina

Entenda os benefícios dos aplicativos e programas voltados para a telemedicina 

No último ano diversos segmentos se viram obrigados a se adaptarem à nova realidade: a do isolamento social.

Com a medicina não seria diferente, principalmente pelo fato de que o isolamento imposto pelas autoridades era uma das principais medidas protetivas contra o novo coronavírus.

E foi neste momento de incertezas e medos que a telemedicina, que vinha se aproximando aos poucos da nossa realidade, foi um dos principais recursos que apoiou os profissionais da saúde.

Por conta do isolamento, profissionais da saúde seguiram em busca dos melhores programas, softwares e aplicativos de telemedicina, com o objetivo de dar continuidade ao acompanhamento de pacientes.

Durante a pandemia, o Ministério da Saúde autorizou o uso da telemedicina para algumas modalidades, como:

  • Assistência para tirar dúvidas e esclarecer questões;
  • Monitoramento de pacientes que necessitam de acompanhamento;
  • Diagnósticos que podem ser realizados por análise dos sintomas;
  • Atendimento pré-clínico;
  • Consulta à distância.

E ainda que o uso da tecnologia a nosso favor já seja algo debatido em discussões e otimizado diariamente, ainda existem dúvidas a serem sanadas e desafios a serem superados.

Confira nosso artigo até o fim e entenda um pouco mais sobre a telemedicina, seus benefícios e desafios.

 

Os benefícios da telemedicina

A transformação digital já era uma realidade que se aproximava do Brasil, mas com a pandemia e isolamento social, fomos obrigados a nos adequar com maior agilidade e ter a tecnologia como nossa principal aliada para manter os projetos ativos. 

Quando falamos em telemedicina, estão envolvidos diversas vertentes, como:

  • Telemonitoramento: utiliza de dispositivos para monitorar a saúde e sinais clínicos do paciente, geralmente  com problemas crônicos (asma, diabetes, doenças cardiovasculares);
  • Telerradiologia: área que realiza o envio de exames de imagem para o radiologista;
  • Teleneuropsicologia: essa área pode realizar testes à distância, para o diagnóstico de problemas cognitivos;
  • Telenfermaria: geralmente usado em casos menos urgentes, enfermeiros habilitados fazem o atendimento a distância, oferecendo o primeiro atendimento para pacientes com dificuldades de ir ao hospital.

A telemedicina oferece aos profissionais da área de saúde e aos seus pacientes recursos para consultas, assistências e pesquisa a distância, além da capacidade de oferecer atendimentos a pacientes localizados em qualquer lugar, desde que seja conectado à internet. 

Alguns benefícios que a telemedicina oferece:

 

  • Segurança

A segurança nas operações é um dos pontos fortes da telemedicina.

Os arquivos de laudos gerados, ficam armazenados em sistemas que apenas pessoas autorizadas podem ter acesso. Ao contrário de laudos físicos, que são facilmente perdidos, a telemedicina oferece essa segurança aos profissionais e, principalmente, aos pacientes.

 

  • Diminuição de custos

A telemedicina elimina a necessidade do investimento em infraestruturas. Com ela, não é necessário um quadro de colaboradores, uma clínica física e processos logísticos, bastam profissionais conectados no sistema, dispensando um espaço fixo para isso.

 

  • Agilidade no tratamento

Com resultados online, a informação chega de maneira mais ágil tanto para o profissional da saúde, quanto para o paciente, que poderá marcar seu retorno mais rápido com seu médico.

O fato do profissional da saúde não ter que se deslocar até o consultório (em alguns casos, não em todos), já é um benefício, afinal o profissional pode atender um número maior de pacientes com o tempo economizado no deslocamento.

 

As prescrições eletrônicas

Mesmo que seja comprovado que a telemedicina traz diversos benefícios, ainda não podemos generalizar, afinal, essa é uma novidade que precisa estar intrínseca na cultura da população brasileira.

Entre as principais dúvidas e desafios que surgiram com a necessidade do isolamento, consultas via vídeo e as restrições, um dos maiores foi com relação à validação da prescrição eletrônica.

Foi a partir dessa necessidade dos profissionais da saúde, que foi criada a Assimed.

A Assimed é uma ferramenta online, desenvolvida para gerar prescrições eletrônicas com mais facilidade, rapidez e segurança. A solução nasceu da parceria entre o Grupo Asse, com mais de 40 anos de experiência na área de saúde, e a Tourion, uma startup inovadora do setor de tecnologia.

“Percebemos que o procedimento tradicional, que envolve a utilização de diversas plataformas não integradas entre si, não só dificulta o trabalho de médicos, como também atrasa o tratamento dos pacientes. Pensando nisso, projetamos cada funcionalidade da Assimed com o intuito de otimizar o trabalho do médico e garantir a segurança de todos os envolvidos – profissional, paciente e farmacêutico.”  diz Vitor Marinho Filho, diretor do Grupo Asse.

Desenvolvida para facilitar a rotina de profissionais da saúde de acordo com as leis, a Assimed conta com:

  • Acesso seguro e protegido a partir de qualquer navegador;
  • Painel de controle intuitivo e de fácil utilização;
  • Controle simplificado da documentação emitida;
  • Pesquisa de medicamento por nome comercial e princípio ativo;
  • Fácil acesso e encaminhamento do documento assinado;
  • Opção de emissão do documento pelo WhatsApp.

Profissional da saúde, saiba mais sobre a Assimed e descubra como a tecnologia pode ser uma grande aliada para oferecer o atendimento e atenção que seus pacientes merecem, além de otimizar seu tempo.

Nossa assessoria é especializada, fale conosco e descubra como podemos ajudar você, profissional da saúde, a estar em dia com suas obrigações!

Menu