Mulher segurando um tablet, representando que está lendo as dicas do Grupo Asse sobre como evitar a inadimplência em clínicas e consultórios

Nossos especialistas têm dicas estratégicas para evitar inadimplência na sua clínica ou consultório médico

A inadimplência é um problema que atinge diversos segmentos de negócios, e no ambiente das clínicas médicas, isso não é diferente. 

Esse problema afeta principalmente o setor financeiro da clínica, pois quando os pacientes ficam inadimplentes, ou seja, não cumprem com a obrigação financeira de suas consultas e tratamentos, acontece a diminuição dos lucros, e, assim, a clínica ou consultório podem ficar com o crescimento estagnado ou em casos mais graves, causar até mesmo a falência do negócio! 

Parte da solução para evitar o problema da inadimplência em clínicas médicas está no controle financeiro de fluxo de caixa da clínica. 

Além disso, é preciso entender quais são as principais razões que levam os pacientes a se tornarem inadimplentes, e quais ações estratégicas que você – profissional da saúde -, deve tomar para resolver essa questão tão importante que é a inadimplência, tornando assim sua clínica ou consultório cada vez mais prósperos. 

Para te ajudar, trouxemos algumas dicas para que a sua clínica esteja preparada para lidar com essa situação e manter o equilibro nas finanças. Acompanhe! 

Entenda o problema de inadimplência da sua clínica médica 

Diminuir a taxa da inadimplência é um grande desafio para qualquer gestor, principalmente em negócios onde serviços e/ou produtos são vendidos a  prazo, como acontece em um tratamento médico, por exemplo, onde o paciente precisa visitar a clínica ou consultório em várias consultas, até a conclusão do seu tratamento. 

Nesse tipo de negócio, o risco de inadimplência é muito alto. Especialmente nas últimas décadas, onde a taxa de inadimplência do consumidor brasileiro vem crescendo ano após ano, e tem se intensificado neste primeiro semestre de 2021, graças a crise econômica agravada pela pandemia de covid-19 no planeta. 

Devido a esses fatores, é quase impossível eliminar por completo a inadimplência de um negócio, mas é possível diminui-la significantemente através de ações e dicas estratégicas que nossos especialistas em contabilidade médica selecionaram para evitar inadimplência na sua clínica ou consultório médico: 

 

Fluxo de caixa: organize e mantenha suas contas atualizadas

É essencial manter o fluxo de caixa da sua clínica organizado, por isso, os registros de pagamentos e recebimentos devem sempre estar discriminados de forma clara. 

Mantenha uma rotina de verificação sobre pagamentos em cheques pré-datados, verifique os extratos bancários para pagamentos pendentes e confira os relatórios de cobrança diariamente. 

 

Analise os dados dos pacientes e faça contratos 

Uma boa estratégia para garantir a segurança nos pagamentos é firmar contratos de serviços prestados pela clínica. Mas atenção, esse contrato precisa ser extremamente claro sobre os serviços prestados, as formas de pagamento, e caso ocorra, quais as opções do paciente em caso de inadimplência. 

Além disso, o contrato deve conter os dados corretos do paciente, por isso, é essencial manter atualizada a base de cadastros dos pacientes na clínica. 

 

Cobrança recorrente e alerta automatizado

Uma das cobranças mais efetivas para evitar a inadimplência é a cobrança recorrente através do cartão de crédito. Mas, se a sua clínica médica tem a modalidade de pagamento pós serviço prestado por boleto, nossa dica é estar lembrando o paciente sobre o pagamento através da cobrança automatizada através de SMS, e-mails ou via chatbots no WhatsApp.

 

Tenha uma comunicação clara com seu paciente

Imagine a seguinte situação: você e sua equipe já esgotaram todas as estratégias para a cobrança e o paciente ainda segue inadimplente. Nesses casos, é preciso manter uma comunicação clara e eficiente para começar a negociar a dívida, para assim receber o pagamento, ao invés de nunca receber nada. 

Nesses casos é preciso entender cada situação e analisar quais descontos ou facilidades o paciente poderá receber para enfim quitar a dívida. Mas atenção: as facilidades não podem ser extremamente confortáveis para o inadimplente, para que a situação não vire rotina e se torne um “negócio vantajoso” para ele. 

Profissional da saúde, que deseja abrir ou que já tenha um consultório ou clínica médica, fale conosco e descubra como podemos te ajudar a gerir seu negócio evitando dores de cabeça como a inadimplência dos seus pacientes!

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