Uma das preocupações mais importantes ao gerenciar uma clínica médica é garantir que todas as obrigações fiscais sejam cumpridas. Neste contexto, existem diversos impostos que precisam ser pagos regularmente. Conheça os principais:
Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ): O IRPJ incide sobre o lucro da clínica médica e sua alíquota varia conforme o regime tributário escolhido – Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL): A CSLL também é calculada sobre o lucro da clínica médica e tem uma alíquota fixa de 9%.
Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS): O PIS e a COFINS são impostos incidentes sobre o faturamento da clínica médica, sendo que suas alíquotas variam conforme o regime tributário escolhido.
Imposto sobre Serviços (ISS): O ISS é um imposto municipal e deve ser pago sempre que a clínica médica prestar serviços em sua cidade sede. Sua alíquota varia conforme a legislação municipal.
Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF): A TFF é uma taxa cobrada pelas prefeituras e deve ser paga anualmente. Sua alíquota também varia conforme a legislação municipal.
Lembre-se sempre de buscar orientação contábil para garantir o correto cumprimento das obrigações fiscais da sua clínica médica. Assim, você evita problemas com a fiscalização e pode focar no seu negócio!
Assessoria especializada em quem cuida de nós!
✉ contato@asse.com.br
📞 (21) 2216-9900
🖥 Visite nosso site.
Menu