Está acabando o prazo de planejamento para o ano de 2019 e você já
preparou o seu?
Você quer ter mais resultados do seu negócio, que ele seja mais
organizado, que lhe dê melhores condições de ganhos e uma
qualidade de vida, tanto profissional como pessoal?
Desde o surgimento das clínicas populares, a evolução na exigência
dos pacientes aumentou.
Fato é, que todos querem um bom atendimento, tanto ao oferecer
como ao receber qualquer serviço, buscamos sempre o que mais
satisfaz.
Mas como devemos planejar um negócio em saúde?
Para o crescimento e aumento de clientes, é necessário promover sua
clínica e consultório, através de indicação de colegas, pacientes,
revistas médicas, congressos, redes e mídias sociais. É sabido que a
grande maioria de pacientes buscam o médico através de indicação.
Sua clínica ou consultório está oferecendo um atendimento capaz
de fazer com que o paciente o indique a outro paciente?
Nunca esqueça do paciente para ele nunca esquecer de você. O que
ele viu de diferencial no atendimento a ponto de fidelizá-lo e o
indicar a outros?
Além da qualidade técnica do médico, o que mais o encantou?
Qualidade técnica não é diferencial, é requisito básico. É preciso
mostrar ao paciente como ele é importante e toda atenção é devida a
ele.
Como o paciente percebe este diferencial em sua clínica e
consultório médico?
Algo em comum: processos, pessoas, finanças e comunicação.
1. Processos: a forma como seu cliente é recebido e atendido.
– Se a recepcionista deve fazer a anamnese de relacionamento;
– Quem deve cadastrar o cliente em um sistema;
– Se o médico deve ir até à sala de espera buscar o paciente;
– Como deve ser feita a confirmação de uma consulta;
– Quem deve ligar para o paciente que não decidiu;
Tudo isso e muitas outras situações, estão relacionadas a processos.
2. Pessoas: como estão treinadas as pessoas que trabalham em seu
consultório ou clínica?
– Sua recepcionista é especializada em atender pessoas?
– Sua equipe técnica, está preparada para realizar o atendimento dos
seus pacientes de uma forma organizada e dentro dos processos
estabelecidos?
– Como sua equipe age quando você não está presente? Mesmo que
seja você e uma recepcionista ou secretária, ou que esta equipe seja
composta por inúmeras pessoas.
3. Finanças: como é tratada a vida financeira da sua clínica ou
consultório?
– Você sabe o faturamento que é gerado por mês e sua lucratividade?
– O planejamento tributário feito pelo seu contador é o melhor e te dá
segurança jurídica?
– Os preços praticados estão dentro da realidade da clínica e geram
lucro?
4. Comunicação: de que forma o seu consultório ou clínica está
sendo percebida pelo seu paciente?
– Existe uma identidade visual condizente com a imagem que quer
ter?
– O ambiente mostra os seus tratamentos?
– Seu negócio está na internet? Tem Site? Redes Sociais?
Sim, você precisa estar atento a estes núcleos, eles diferenciam os
negócios de saúde um dos outros e fazem com que os pacientes
indiquem menos ou mais os seus serviços.
Mas para saber exatamente o que você deve fazer no seu consultório
ou clínica, é preciso ir mais a fundo. Você precisa ter um Plano de
Ação.
Se desejar converse com o Grupo Asse que a 45 anos assessora
contabilmente somente os profissionais da saúde e te ajudará a
elaborar este plano de ação e fazer um bom planejamento para o ano
de 2019.
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