Dicas do Grupo Asse para evitar passivos trabalhistas

Profissional da saúde, confira as dicas do Grupo Asse para evitar passivos trabalhistas

Formados pela soma das dívidas do empregador, decorrentes de multas e condenações judiciais em razão de fiscalizações do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério Público do Trabalho ou do INSS, e de reclamações trabalhistas, o passivo trabalhista é um dos maiores pesadelos dos gestores empresariais.

Além de gerarem custos que impactam orçamentos e reservas financeiras, os passivos podem comprometer a imagem da empresa e, no caso dos profissionais da saúde, consultórios e clínicas.

Os fatores que geralmente dão origem a passivos trabalhistas são diversos, como: horas extras, pagamentos adicionais (adicional noturno, insalubridade, periculosidade), controle de ponto ineficiente, acúmulo de função, rescisão contratual, férias entre outros, como situações de contratações irregulares.

Para evitar que sua empresa tenha problemas com passivos trabalhistas, nossos especialistas trouxeram algumas dicas. Boa leitura!

 

Evitando passivos trabalhistas

Existe certa confusão entre passivo trabalhista e processo trabalhista, entenda a diferença:

  • Passivo trabalhista: o que a empresa deve pagar, por estar descumprindo a legislação trabalhista.
  • Processo trabalhista: reclamação ou acusação feita pelo empregado, ou empregador na justiça.

Muitas vezes, o passivo trabalhista pode acontecer por conta de uma gestão inadequada, o que denuncia desorganização, ou até mesmo o acúmulo de funções de uma pessoa que conta com mais responsabilidades do que deveria.

Confira algumas dicas para evitar que sua empresa tenha passivos trabalhistas:

Tenha um bom sistema de controle de horários

Com um bom sistema de controle de ponto e horários, é possível acompanhar a marcação de ponto devidamente por parte da empresa. 

Publicada em 2011, a Portaria 373 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) regulamentou o uso de alternativas de controle de ponto, como aplicativos e plataformas que podem ser instaladas no computador de cada colaborador.

Conheça a legislação trabalhista

Conhecendo a legislação, é possível entender a respeito das normas legais que podem ser aplicadas ao seu negócio, assim como os riscos, determinando os controles necessários. Contar com profissionais parceiros especializados é uma opção para não ter que contratar um time interno.

Relacionamento entre o RH e o jurídico

Esses são dois setores que, em qualquer organização, devem manter um relacionamento muito próximo.

O time de RH deve sempre ser orientado pelo setor jurídico, sobre os quesitos legais que devem ser cumpridos. Pesquisas mostram que existem diversas causas trabalhistas que são perdidas, pelo fato do setor de RH não ter registrado adequadamente, ou então mantido a guarda inadequada de informações. Com documentos e informações organizadas, fica favorável à empresa comprovar fatos.

Realize auditorias

Através de auditorias com profissionais capacitados e com conhecimento em obrigações trabalhistas, é possível detectar problemas e corrigi-los antes de se converterem em passivos trabalhistas.

A auditoria é uma estratégia preventiva que muitas empresas usam para conferir a situação de todos os contratos vigentes, garantir que a empresa está atualizada conforme a legislação trabalhista em vigor, certificar que os relatórios do sistema de ponto concordam, além de analisar processos de geração de folha de pagamento.

Conte com uma assessoria contábil especializada

Formado por profissionais que atuam há 45 anos com assessoria especializada aos profissionais da saúde, o Grupo Asse realiza assessoria contábil, fiscal, administrativa, tributária e na área de RH, além de oferecer suporte fiscal e auditorias internas.

Contar com uma assessoria especializada na área de atuação do seu negócio pode te ajudar a reduzir custos, além de garantir um serviço personalizado e diferenciado.

No caso dos profissionais de saúde, empresários e que possuem sua própria clínica ou consultório, contar com uma empresa especializada, com horários de atendimento flexíveis pode trazer vantagens do início ao fim do trabalho em conjunto, garantindo credibilidade ao nome do profissional e também a segurança de estar com todas as obrigações em dia com a legislação.

 

Profissional da saúde, entre em contato conosco e descubra como podemos evitar com que sua clínica ou consultório se envolva em passivos trabalhistas!

Leia também:

Menu