POSSO OBTER MEU CNIS JUNTO AO INSS ATRAVÉS DE SMARTPHONE OU COMPUTADOR?

Nos dias atuais ter informações certas e rápidas tonou-se essencial, pois com a internet podemos fazer quase tudo por meio de um computador ou celular.

Trata-se do INSS, um site e um aplicativo de smartphone (disponível na plataforma Android e IOS) no qual o contribuinte poderá consultar a qualquer momento seu CNIS.

Além do próprio CNIS, o  INSS também disponibiliza outros serviços como: resultado de perícia médica, carta de concessão, consultar revisão de benefícios, dentre outros.

Porém, antes de mais nada, apenas para deixar claro, precisamos dizer o que é CNIS !

CNIS é a sigla de Cadastro Nacional de Informações Sociais, é um documento no qual o INSS registra e anota as seguintes informações: nome do contribuinte, nome da mãe, data de nascimento, nº NIS/PIS, as relações previdenciárias, as contribuições separadas mês a mês e os benefícios concedidos e solicitados, ou seja, é o histórico completo da relação previdenciária de alguém.

Para quem trabalha com carteira assinada acompanhar mês a mês o CNIS ajuda a saber se o empregador está pagando corretamente as contribuições.

Quanto aqueles que efetuam pagamento mediante contribuinte facultativo, autônomo, MEI, a constante pesquisa ao CNIS ajuda a saber se os pagamentos foram devidamente compensados.

Lembrando que o procedimento poderá ser realizado tanto no computador/tablet quanto no smartphone, sendo que no computador o acesso será mediante o link: https://meu.inss.gov.br, enquanto que no smartphone e no tablet o aplicativo Meu INSS terá que ser instalado previamente.

Conforme mencionado o aplicativo está disponível tanto no sistema Android quanto no IOS, porém em nossas consultas tem sido mais fácil no sistema Android.

Agora vamos ao passo a passo:

1º passo: Acessar o Link

Acessando: https://meu.inss.gov.br no canto superior direito clique em área do usuário e clique em login;

Na janela que abrirá será solicitado CPF e senha mas como trata-se do primeiro acesso clique na parte de baixo Cadastre-se.

Após clicar em cadastre-se será aberta uma nova janela e será solicitado: CPF, nome, nome da mãe, estado de nascimento, e a janelinha não sou robô. Após tudo preenchido clique em próximo

2º Passo Perguntas Específicas

Na próxima janela que se abrirá serão feitas perguntas muito específicas sobre o passado do trabalhador, tais como: trabalhou na empresa XYZ no ano de 2000? O último vínculo com carteira assinada foi em 2015? Ou seja, somente a própria pessoa irá saber as respostas corretas.

3º Passo: Senha

Após todas as perguntas serem respondidas corretamente, o site/aplicativo vai fornecer uma senha provisória.

Vá novamente no link principal: https://meu.inss.gov.br

Clique novamente no canto superior direito da área do usuário e informe a senha provisória.

Essa senha será substituída por outra senha no primeiro acesso. A nova senha será fornecida pelo usuário.

Memorize ou anote em um local seguro a senha definitiva.

4º Passo

Já com a senha definitiva acesse no canto superior direito da área do usuário e faça o login:

Na nova janela que se abrirá terá um menu à esquerda com várias opções, clique em Extrato Previdenciário (CNIS).

Então, será gerado um documento contendo todo o histórico previdenciário, esse documento poderá ser visualizado ou salvo dentro do dispositivo.

Conclusão:

Sem dúvidas que esta nova ferramenta ajudará muito aqueles que estão perto de aposentar ou mesmo aqueles que querem ter a certeza que está tudo certo.

É um avanço tecnológico que coloca a previdência na era digital. Evidentemente, por ser um sistema novo poderão ocorrer problemas técnicos como dificuldade no acesso, queda do sistema, mas nada que um pouco de insistência não resolva.

Menu