Dicas para o médico ser bem sucedido antes das 7 horas da manhã:

  1. Já esteja (super) acordado

Estar acordadíssimo antes da 7h da manhã é ganhar tempo. Para dar uma lida nas notícias, exercitar-se, organizar seus pensamentos… e impede que você saia correndo de casa sem ter se organizado direito.

Acordar cedo significa também que chega de apertar o “soneca” do celular por vezes intermináveis. E que você tem que se programar para dormir cedo, para ter horas de sono o suficiente (de sete a nove horas, de preferência).

Ter horas de sono o suficiente é tão importante quanto acordar cedo. É isso que vai te garantir boa saúde, memória, humor, produtividade e capacidade de aprendizado.

  1. Nada de telefone

Parece meio sem sentido, mas existem bons motivos para você deixar de lado aquele costume antes de dormir checar todas as notificações do smartphone. Para começo de conversa, o barulho e as luzes das notificações podem atrapalhar seu sono, se o aparelho ficar por perto a noite toda.

Além disso, abrir o email ou a rede social logo cedo pode ser ótimo para irritar você. Além de desviar a atenção daquelas que são, realmente, as suas prioridades pessoais. Não é uma forma gostosa de começar o dia.

  1. Exercícios físicos ou meditação

Vá correr, pular corda, fazer yoga ou pilates. O que preferir. O importante é que tanto a prática de exercícios físicos quanto a meditação de maneira regular são belas formas de reduzir stress, aumentar a energia e a felicidade, melhorar o sono e o sistema imunológico. Ou seja: um monte de coisas boas para a sua saúde. E uma bela forma de não ficar doente.

São conselhos que valem para todo mundo e ajudam para pensar nas suas metas diárias e em como inovar. 

  1. Comida saudável

Mais uma dica clássica e que vale para todo mundo. Mas vamos lá, não custa lembrar: o café da manhã é a refeição mais importante do dia, e ingerir comidas saudáveis pode fazer toda a diferença em fazer você se sentir bem.

Carboidratos saudáveis (nada de pizza), ovos, castanhas, frutas, vegetais, leite de amêndoas. Tem muita opção para fazer uma refeição saudável e gostosa logo cedo, e não enfrentar o dia de estômago vazio.

A dica de Travis Bradberry, autor de best-sellers sobre inteligência emocional, é a água com limão espremido. É uma alternativa boa principalmente para os loucos por energético. “Beber assim que você acorda dá uma energia extra, e de forma natural, além de aumentar a absorção de nutrientes, fazendo com que a sua energia dure mais tempo. Depois de tomar um copo, aguarde de 15 a 30 minutos para comer”.

  1. Ânimo!

Parece que o mundo fez um verdadeiro complô para te impedir de acordar, de vez em quando. É tudo ao mesmo tempo: frio, manhã chuvosa, você sabe que o trânsito vai estar catastrófico, e que no momento em que tirar o pé da cama vai ter milhões de coisas para resolver.

Não deixe isso te atingir. Encare o dia com ânimo já pela manhã.

Leia livros inspiradores, memorize frases motivacionais, comece trabalhando por um projeto que te apaixone, escreva alguns pensamentos em um diário (ou blog). Por fim, separe alguns minutos para se colocar no “mindset” ideal, antes de encarar o dia.

Se nada disso der certo, tire cinco minutos para escrever num papel algumas coisas pelas quais você é agradecido.

  1. Estabeleça metas. E prioridades.

Estabeleça as metas da semana toda segunda-feira. Comece os dias seguintes escrevendo num papel quais as suas metas e prioridades para as próximas 24 horas. Como você vai chegar lá é uma coisa que leva um pouco mais de tempo, é algo que pode ser pensado durante o banho, a corrida matinal, a meditação.

Quando o dia começa é uma corrida contra o tempo para riscar todas as tarefas da lista. Uma boa forma de começar é pela tarefa mais difícil de todas. Procrastinar e só fazer as coisas fáceis não adianta muito, pois só adia os pepinos para o dia seguinte. Resolva logo esse problema para conseguir avançar com suas tarefas!

  1. Partiu negócios

Enfim, 7h da manhã está chegando e você já venceu toda a lista. É hora de partir para os compromissos! Pegue o telefone, resolve seus e-mails, dê um pulinho nas suas redes sociais, leia as notícias do mercado (do seu e de alguns outros).

Então revise como estão suas metas diárias, mensais e anuais. Até porque os números são bons amigos na hora de definir uma lista de prioridades. Faça isso tudo antes de chegar no escritório.

E aí é só começar o dia!

Revista Entrepreneur

Menu