Contador, seu grande parceiro

Há 40 anos o Grupo Asse assessora somente os profissionais da área da saúde, sociedades médicas, revistas médicas, sites médicos, informativos impressos, palestras em congressos com fim de agregar conhecimento a estes profissionais, prevenindo-os da insegurança jurídica em relação aos órgãos de fiscalização.

Antes de alugar ou adquirir um imóvel para servir como sede social de sua sociedade médica, deverá consultar um contador para que informe se através da busca prévia de local, poderá ter seu alvará de funcionamento, licença da vigilância sanitária e Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde.

Assim como na saúde a prevenção tem sua importância, na contabilidade se dá o mesmo.  Orientações precisas, se possível, de um contador especializado somente no nicho da área médica, assim como os médicos tem a sua especialidade médica.

A assessoria neste momento vai desde a elaboração do Contrato Social entre os sócios, até a completa leitura e entendimento da carga tributária e do impacto nos resultados da empresa.  Deve-se tomar cuidado na elaboração do contrato social, constando que os lucros poderão ser apurados e distribuído aos sócios mensalmente, trimestralmente, semestralmente e anualmente.  Contratar um contador que faça a contabilidade completa com apuração do lucro mensal através da escrituração do livro diário e razão.

Alguns contadores, quando a responsabilidade vem para o Grupo Asse e cobramos deles, alegam que o cliente médico não pagava honorário suficiente para uma contabilidade completa e por isto só enviava DARFS para o cliente pagar.  É um risco muito grande, conforme enviamos esta semana a todos nossos clientes e demais médicos de nosso mailing, que o lucro não apurado, não pode ser distribuído como isento, a não ser a base de presunção de 8% ou 32%.  Quem elege mal para os órgãos de fiscalização o responsável é o contribuinte, mesmo que tente a reparação com o contador nem sempre com êxito.

Além de ter os profissionais de Contabilidade como um dos principais consultores no início do projeto, é importante que haja regularidade nesta relação, mantida por conversas constantes e reuniões pontuais onde o empresário pode falar de suas ideias e os Contabilistas podem orientar com apontamentos importantes. Ou seja, consultar a Empresa de Contabilidade no início de cada processo garante melhores resultados e entendimento sobre o tema.

A parceria deve ser conduzida com disciplina. Não adianta nada buscar ajuda da Empresa de Contabilidade só nos momentos de incêndio e reclamar dos valores de honorários pagos. Os serviços contábeis dão resultados muito melhores quando feitos de forma preventiva e não reativa.

As Empresas de Contabilidade vendem conhecimento técnico tributário, contábil e de relação com pessoal. Estes conhecimentos são matérias primas para qualquer empresa que busque estabilidade financeira e econômica.

Saiba o que a Consultoria Contábil pode fazer por você e descubra novos caminhos de resolver problemas, além de melhorar resultados.

Por isto, estamos abrindo uma nova sede social no Porto Atlântico, em construção, para continuar oferecendo uma assessoria com padrão de excelência em nosso segmento aos profissionais da saúde.

Se desejar conhecer um pouco mais do Grupo Asse, acesse www.asse.com.br  ou agende uma reunião conosco sem compromisso.

Menu