Como empresário (inclusive MEI) comprovam a renda?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Empresário é visto para quem concede crédito como grupo de risco, não há renda garantida e a comprovação de renda é cada vez mais complicada, não existe mais cartinha assinada pelo contador, todo declaração deve ser comprovada por documentos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
MEI – qualquer pessoa que atue diretamente na geração de renda da empresa é um empresário, independente do porte da empresa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É importante ter uma contabilidade completa, pois o contador para emitir um DECORE – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, para bancos e imobiliárias, tem que comprovar ao CRC quando da fiscalização, documentos e livros comprobatórios que justifique esta declaração. A muito acabou a declaração do contador para este fim.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nesta emissão do documento cabe ao contador exigir e apresentar documentos hábeis que comprovem a origem da retirada, para cada rendimento e vinculo haverá um ou mais documentos a serem apresentados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A emissão sem a correspondente comprovação da renda declarada pode sujeitar ao contador ao crime de falsidade ideológica (artigo 299, CP). Trata-se de crime grave, que pode sujeitar o infrator a pena de 01 (um) a 05 (cinco) anos, além de multa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em resumo, os documentos exigidos são:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Empresário MEI: escrituração do livro diário ou caixa (extrato bancário), cópia da nota fiscal emitida e comprovante de pagamento do imposto. Um MEI que possui apenas extrato bancário e que não tem a nota fiscal correspondente a entrada não pode ser considerado receitas ou rendas para fins de DECORE.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Demais Empresário: Para retirada de pro labore (escrituração no livro diário, GFIP e impostos) e para distribuição de lucros (escrituração no livro diário e demonstrativo da distribuição). Lembrando que antes de escriturar a distribuição de lucros é preciso que a empresa esteja em dia com seus impostos. (“Lucros” primeiro para o governo).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
• Autônomos: escrituração no livro caixa; DARF do Imposto de Renda Pessoa Física (carnê-leão) com recolhimento regular, GPS (INSS) ; e/ou RPA ou Recibo com o contrato de prestação de serviços.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Considerando que as emissões de notas fiscais são eletrônicas, não há como tomar qualquer ação de forma retroativa, nem é possível prever quando precisaremos mostrar para um terceiro o quanto ganhamos, portanto não deixe para regularizar somente quando precisar e nem odeie seu contador quando ele te disser “não”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
➡️Venha nos fazer uma visita:

📍Rua Teófilo Otoni, 15 12°Andar
Centro – Rio de Janeiro
CEP: 20090-080
Tel: (21) 2216-9900
📧E-mail: asse@asse.com.br
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Para maiores informações acesse nosso site:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
www.asse.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Please enter a valid email address.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir